As redes sociais podem prejudicar a sua contratação?
Sim. E muito mais do que se imagina. Elas representam uma forma de comunicação global, acessadas por bilhões de pessoas. Por meio delas as pessoas podem trocar mensagens instantâneas a qualquer momento e em qualquer lugar do planeta. E isso pode comprometer você.
As mensagens enviadas pela supervia de informação da internet, sem barreiras de tempo e espaço, atingem não só os públicos para os quais foram enviadas, mas todos os públicos a ela conectados. Tudo o que você coloca nessa rede pode ser rastreado inclusive seus mapas de navegação.
O mundo virtual não é nada inocente. Nele não há privacidade. Ele vigia e controla tudo em altíssima velocidade, sem que possa ser controlado. Pode fazer tanto o bem quanto o mal, dar informações verdadeiras e falsas. Na internet tudo é grandioso: São bilhões de e-mails, tuítes, bilhões de fotos postadas e bilhões de vídeos no You Tube.
Mas, o que isso tem a ver com sua contratação por uma empresa? A facilidade do uso da internet e das redes sociais faz com que as pessoas se sintam à vontade para falar de si mesmas, de seus interesses, dar opiniões, fazer comentários, compartilhar ou curtir fatos desconhecidos ou que ridicularizam e humilham pessoas.
Cuidado, se você age sem critérios nas redes sociais, você está correndo muitos riscos. As empresas, quando procuram definir o perfil de um candidato, fazem pelas redes sociais o rastreamento de seu perfil, de suas atitudes, de seu comportamento, de suas ideias, de sua rede de relacionamentos, dos locais que frequenta, para entender sua personalidade. Em síntese: monitoram o que você diz, o que você pensa, com quem você conversa, as fotos que você apresenta, e ainda, tudo o que você costuma curtir. Suas manifestações dizem muito sobre você e podem lhe custar a contratação, ainda que você tenha um perfil desejado. A razão é simples como diz a Bíblia: a boca fala daquilo de que o coração está cheio.
Como evitar esse risco? Não coloque nas redes coisas que lhe podem prejudicar. Não fique contando vantagens e se exibindo. Não faça críticas às empresas nas quais trabalhou, a seus ex-chefes e colegas de trabalho. Não coloque posts dizendo que você odeia a empresa, que não gosta de ser comandado, não gosta de trabalhar, ou só trabalha por obrigação. Não diga que se não for logo promovido, deixará a empresa, nem que as empresas são exploradoras, tratam mal seus colaboradores, pagam mal, que você quer mais é gozar a vida. Não faça comentários maldosos e críticos sobre pessoas e empresas, ou sobre temas sensíveis como política, sexo, racismo, religião. Não comente temas que você não conhece. Muito cuidado com as fotos que você coloca nas redes. Evite fotos comprometedoras, que possam revelar comportamentos inadequados, extravagantes, irresponsáveis.
A regra é: não se exponha ingenuamente nas redes sociais. Você pode ser rastreado ou, em algum momento, ter sua privacidade exposta a milhares de pessoas de maneira que você não quer. As empresas estão atentas a você, ao seu comportamento nas redes sociais. Como as empresas fazem a varredura de seus antecedentes pessoais, também examinam o que se chama “antecedentes sociais”, ou seja, sua navegação nas redes sociais. Se eles estiverem em desacordo com os valores e expectativas da empresa contratante, você não será contratado.
Autor: Fábio França – Consultor Sênior de Relações Públicas
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